STELLAR BLADE - DETONADO

 


RISE OF THE RONIN - DETONADO

 


DRAGON'S DOGMA 2 - DETONADO


Editorial Mago Games

 


WWE2K24 - DETONADO

 


FINAL FANTASY VII REBIRTH - DETONADO

 


RESIDENT EVIL 4 GOLD EDITION - DETONADO

 


TEKKEN 8 ULTIMATE EDITION - DESTRAVAR LUTADORES

 


ESQUADRÃO SUICIDA MATE A LIGA DA JUSTIÇA - DETONADO

 




GOD OF WAR RAGNAROK VALHALLA - DETONADO

 


LORDS OF THE FALLEN - DETONADO

 


The King of Fighters XIII Global Match - desbloquear lutadores

 


LIES OF P - DETONADO


 

SIGA-NOS NO PINTEREST:

RESIDENT EVIL 4 GOLD EDITION

23 de abr. de 2023

PlayStation 5 CFI-1214A/B - O melhor modelo de PS5 Fat para comprar

 SEÇÃO GAME INFORMATIVO



 Sim, estamos no ano de 2023, e a melhor versão do PlayStation 5 fat já saiu alguns meses atrás e ela está ai sendo vendida no Brasil: sua série é CFI-1214A para disco e CFI-1214B apenas digital.



 As versões do PS5 identificadas com o número CFI-1200 são as melhores e atuais. Elas receberam melhorias interessantes: são até 500 gramas mais leves; possuem melhor dissipação de calor; a placa mãe é menor e ainda economizam energia, pois consomem 30 watts a menos em comparação com a série CFI-1000. Os novos modelos 12XX PS5 possuem uma nova APU atualizada da AMD que é mais eficiente que os outros modelos.

 Nota: modelo original série 10, depois modelo série 11 e modelo final série 12.



O digito 14 é o número do produto destinado a ser do Brasil. Assim foi com PS4 CUH1214a, e assim sendo com PS5 CFI-1014a/b PS5 CFI-1114a/b e PS5 CFI-1214a/b


 Observações: a letra A significa que o videogame é tanto em disco como para digital. Já letra B é apenas o videogame para jogo digital sem o disco. 



 Na série CFI-1200 do PlayStation 5 a Sony teve que redesenhar muito e aí está a diferença. O menor consumo de energia é bastante fácil de explicar já que a nova placa é claramente otimizada e melhor do que as gerações anteriores, que provavelmente eram iterativas no mesmo design. Simplesmente encurtar os traços trouxe eficiência e assim reduzindo o consumo de energia (não os 20w completos, obviamente). Eu imagino que eles também tenham integrado mais no novo design, menos CIs mais integrados para economizar no custo de fabricação e melhorar a eficiência. Esta é uma prática comum com consoles.



 Mesmo sem alterações no design nos componentes principais (CPU/GPU), veremos melhores rendimentos com requisitos de tensão mais baixos para serem estáveis ​​nos clocks de destino.  Interessante ver como a primeira versão perdeu alguns módulos de memória RAM que esfriavam bem a CPU, então o segundo modelo 1100 fez um melhor contato de memória RAM que foi ótimo, mas aumentou um pouco a temperatura da CPU devido à transferência térmica através do dissipador de calor. Já novo design CFI-1200 difere quando se trata das temperaturas reais em relação aos outros. As leituras mais baixas do dissipador de calor podem ir para melhor resfriamento ou não. 




 Vendo internamente tudo do modelo de PS5 CFI-1200: parece que eles o cortaram a placa para poder caber num futuro PS5 Slim, e também para que eles possam ter mais partes compartilhadas entre as diferentes versões no futuro para reduzir os custos de produção. Mas concordo com o fato de que o espaço sobrando parece um pouco desperdiçado, embora isso pareça ajudar no fluxo de ar e melhor resfriamento do console. As novas aletas de plástico no chassi provavelmente são canais para o fluxo de ar quando o PS5 é montado novamente. Eles provavelmente estudaram o fluxo de ar dentro do console e essas aletas ajudam a direcionar o ar quente para fora do console. Eu diria que não há problema em diminuir o tamanho do dissipador de calor desde que o ar flua através dele e esfrie o PS5 adequadamente.




  Como a placa-mãe é muito menor, eu diria que ambos reduziram a quantidade de traços (menos cobre para colocar energia significa com menos energia vazada) e chips (por exemplo: chip antigo "A" e "B" são substituídos por um único novo chip "C" que pode lidar com as tarefas dos 2 últimos; ou o novo chip "Y" apenas consome menos energia do que o antigo chip "X" para lidar com a(s) mesma(s) tarefa(s)). Eu também daria uma olhada nos VRMs para ver se o layout e/ou os números de série mudaram. As pás do ventilador são diferentes e parecem ter uma massa menor, então também é possível que sejam necessários menos Amperes para mover uma quantidade fixa de ar.

 Além disso, o ar parece ter mais facilidade de passar pela parte de trás do PS5, com novos orifícios e peças de plástico para melhor direcionar o ar. Isso pode significar que há uma menor necessidade de pressão estática para permitir que o ar realmente passe por essas aletas => novamente, menores requisitos de energia para o ventilador.

 Esse plástico adicional que você chamou de "suporte" são na verdade guias de ar. Definitivamente vai torná-lo mais legal e mais eficiente por causa disso.

 Acho que é a Sony tentando otimizar o que eles têm para uma futura versão slim sim, sabendo que as restrições térmicas estão totalmente associadas a um melhor gerenciamento de energia.




 Aviso: quando for comprar o PlayStation 5, vejam os detalhes do produto para saber qual modelo é: CFI-10XX, CFI-11XX ou a última CFI-12XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário